Lisgarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A. Lisgarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Notícias

Garantia Mútua lança duas novas linhas de Apoio ao Desenvolvimento de Negócio

2018-05-21
Com o objetivo de melhorar as condições de acesso ao financiamento por parte das empresas portuguesas, o Sistema Nacional de Garantia Mútua lançou duas novas linhas de Apoio ao Desenvolvimento de Negócio (Linhas ADN): a Linha ADN 2018 e a Linha ADN 2018 - Startup.

A primeira (Linha ADN 2018) disponibiliza um montante global de até 112 milhões de euros, distribuídos por três Linhas Específicas, e destina-se preferencialmente a Pequenas e Médias Empresas (PME), certificadas pela Declaração Eletrónica do IAPMEI ou outras empresas com um volume de negócios inferior ou igual a € 150 milhões e que não integrem grupos empresariais cuja faturação consolidada seja superior a € 200 milhões.

Através desta Linha, a Garantias Mútua pretende apoiar operações de curto prazo, designadamente conta corrente para tesouraria, financiamento por livrança, operações sobre o estrangeiro, programas de papel comercial, desconto de papel comercial, factoring e confirming, assim como, leasing imobiliário e mobiliário.

A segunda (Linha ADN 2018 Startup) disponibiliza um montante global de até 10 milhões de euros destinados a Microempresas na fase inicial do seu ciclo de vida e atividade até 4 anos, com um mínimo de 15% de capitais próprios – no caso da Microempresa ainda não estar criada, a garantia será emitida após constituição formal da empresa.

Esta Linha tem como principais objetivos promover o apoio à criação de empresas de pequena dimensão e ajudar no desenvolvimento de novos negócios numa fase inicial dos ciclos de atividade das Startups.
Ver todas as noticias