Lisgarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A. Lisgarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Notícias

Garantia Mútua reduz custo do crédito e aumenta a taxa de investimento

2019-10-30
O estudo, desenvolvido recentemente pelo Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Católica Porto Business School no âmbito das celebrações dos 25 anos do Sistema de Garantia Mútua em Portugal, incide sobre o período de 2011-2016 durante o qual foram emitidas cerca de 125 mil novas garantias mútuas num montante total de 6,3 mil milhões de euros.

Uma das principais ilações do estudo prende-se com a redução em 0,57 pontos percentuais do custo da dívida para as empresas que recorrem a este mecanismo, sendo o impacto maior para as empresas jovens e de pequena dimensão, assim como para aquelas que têm uma reduzida proporção de ativo tangível no seu balanço. Estima-se que durante este período a utilização da garantia mútua permitiu poupanças de encargos financeiros de cerca de 186 milhões de euros às empresas portuguesas.

Em relação à taxa de investimento total das empresas beneficiárias, conclui-se que este aumenta em 7,5 pontos percentuais, verificando-se ainda um aumento de 0,14 pontos percentuais no peso das exportações no seu volume de negócios.

Salienta-se ainda o peso da garantia mútua no aumento da criação de emprego nos seus utilizadores em 0,6 pontos percentuais, o que se consubstancia, no período em estudo, na criação de cerca de 14 400 empregos adicionais nas empresas utilizadoras, sobretudo na indústria transformadora e no comércio.


Ver todas as noticias