Lisgarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A. Lisgarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Notícias

Governo anuncia a criação da linha Capitalizar Turismo

2018-11-16
Na abertura do 30.º Congresso da Associação da Hotelaria de Portugal, a decorrer em Lisboa, António Costa anunciou a criação da linha Capitalizar Turismo com um valor de 130 milhões de euros para "financiar a criação e requalificação de projetos turísticos", capitalizando as empresas do sector através de produtos com "maturidades alargadas e períodos de carência de quatro anos".

O primeiro-ministro anunciou ainda a criação de "uma nova linha de apoio à sustentabilidade ambiental na área do turismo", que considerou necessária porque "o desafio da melhoria da qualidade ambiental tem que envolver a mobilização do conjunto da sociedade e naturalmente também do setor do turismo". Trata-se de uma ferramenta financeira "que permitirá um incentivo a fundo perdido de 40 mil euros por cada projeto destinado exclusivamente a PMEs para melhoria da gestão da sua eficiência energética, do uso inteligente da água e da melhoria da gestão dos próprios resíduos".

A concluir a sua intervenção, António Costa destacou a centralidade do turismo para a economia nacional, classificando o sector como "um motor e uma alavanca fundamental de outros sectores": "é o turismo que faz andar a construção, que aproveita grande parte da nossa produção agroalimentar, que gera uma multiplicidade de serviços associados, designadamente do sector dos transportes, [e] mobiliza muitos dos nossos sectores industriais".

Esta edição do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, sobre o tema"Turismo: que futuro queremos?", decorreu entre os dias 15 e 16 de novembro e contou com a presença da Lisgarante.

Ver todas as noticias