Lisgarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A. Lisgarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Notícias

Governo anuncia lançamento de novos concursos do Portugal 2020

2017-05-02
Foram lançados, nas plataformas do Portugal 2020, novos concursos dos sistemas de incentivos ao investimento empresarial "com uma dotação global de 602 milhões de euros de fundos comunitários, que permitirão o apoio a 1,3 mil milhões de euros de investimento", segundo informação do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

Estes concursos destinam-se a apoiar a inovação produtiva, o empreendedorismo qualificado, a internacionalização e qualificação das pequenas e médias empresas e o regime contratual.

No âmbito da inovação produtiva a finalidade é investir em "atividades inovadoras e qualificadas que contribuam para a sua progressão na cadeia de valor". O empreendedorismo qualificado visa a criação de empresas em "domínios criativos e inovadores e em sectores de alta e média-alta tecnologia".

No que diz respeito ao regime contratual, estes concursos destinam-se a projetos que "contribuam para o desenvolvimento, diversificação e internacionalização da economia portuguesa". A internacionalização e qualificação de PME que reforçar as capacidades destas empresas para apostarem na internacionalização e inovação.

"Cerca de 75% das dotações colocadas a concurso são destinadas a PME, destacando-se ainda os avisos especificamente destinados a territórios de baixa densidade, com uma dotação de perto de 130 milhões de euros", refere a nota.

No âmbito destes projetos, o Sistema Nacional de Garantia Mútua tem disponível a Linha de Adiantamento de Incentivos - Portugal 2020, que permite às empresas dispor de um mecanismo de garantias para levantamento dos incentivos que tenham sido aprovados no âmbito dos programas de apoio ao investimento do "Portugal 2020”.

Consulte o texto integral aqui: Jornal de Negócios. 
Ver todas as noticias