Lisgarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A. Lisgarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Notícias

Governo aprova medidas para minimizar efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia nas empresas portuguesas

2019-02-26
Governo aprova medidas para minimizar efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia nas empresas portuguesas
O Governo aprovou várias medidas de preparação e de contingência para minimizar os efeitos e as consequências para as empresas portuguesas resultantes da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), particularmente num eventual cenário de saída sem acordo.

Na lista de medidas está a criação de uma Linha Específica de apoio para empresas, a desenvolver pela Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua em colaboração com o IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação, no valor de 50 milhões de euros.

O objetivo desta linha é colmatar as falhas de mercado identificadas nas operações de financiamento a realizar por empresas, preferencialmente PME, que comprovem necessidades de financiamento relacionadas com respostas à saída do Reino Unido da UE.

O mercado do Reino Unido assume particular relevância para as exportações portuguesas de serviços e bens, bem como para o sector do Turismo, perspetivando-se, assim, o surgimento de novos desafios para as empresas nacionais com relações comerciais com o mercado britânico.

Está previsto que o Reino Unido deixe de ser Estado-Membro da UE às 23h00 de Portugal continental, no próximo dia 29 de março.
Ver todas as noticias